quinta-feira, 7 de abril de 2011

auto avaliação


Componente
Curricular:
Professora: 
Eliane Dias
Data: 05/04/2011

Aluno(a):
werbert oliveira barros
Curso de: Sistema de Informação

Esta avaliação tem três objetivos fundamentais: a auto-avaliação, a negociação de posteriores atividades na sala de aula e a planificação individual do seu trabalho em autonomia. (Cada item devem ser discorridos em pelo menos 4 linhas).
1.       Você conseguiu realizar as tarefas designadas pela professora a partir dos conteúdos abordados na sala de aula?
Resposta: Sim. Com participação em conjunto com outros colegas, debatendo os temas, sugerindo, apoiando. Procurando fazer da melhor forma possível, incenconcluir o trabalho de modo pleno e satisfatório.

2.       Os conteúdos e atividades desenvolvidos foram interessantes, motivadores e úteis?
Resposta: Foi satisfatório mas poderia ter sido melhor. Acredito que não ter melhor aproveitamento porque diversos fatores não permitiram, devido ao número reduzido de aulas e do tempo entre elas ter sido relativamente longo. Isso diminuiu a nossa interação, diminuindo o fator motivador e interesse.

3.       O que você aprendeu concretamente e o que é capaz de fazer como resultado dos temas abordados neste primeiro bimestre?
Resposta: Como estamos apenas no primeiro semestre, o aprendizado está apenas iniciando, e juntamente com ela as expectativas aumentam e o desejo de conhecimento também. Aprendi que devemos perseverar na busca do conhecimento e crescimento da linguagem, através da leitura e da pesquisa e que a nossa língua é uma riqueza que deve ser explorada como tal.

4.       Se você encontrou alguma dificuldade para realizar as atividades solicitadas, relacione-as no espaço abaixo:
Resposta: Houve dificuldade apenas no blog.

5.       Como resultado desta avaliação, podemos decidir alguns aspectos que nos interessa trabalhar de forma especial. Marque aqui a área em que está especialmente interessado:
Aspectos gramaticais                   Vocabulário                       Técnicas de leitura
Expressão Oral                                Expressão Escrita            Outros?

Tenho um interesse especial em duas áreas: A maior pela expressão oral e a segunda pela técnica de leitura. A primeira é responsável em estabelecer a comunicação e disseminar o conhecimento; a segunda é responsável em absorver o conhecimento com maior ou menor intensidade, com maior ou menor rapidez.  por isso acho que merecço um 8  

terça-feira, 5 de abril de 2011

Auto-Avaliação Rubeni


Componente Curricular: Português Instrumental I

Professora: Eliane Dias

Data: 05/04/2011

Aluno(a): Francisco Rubeni da Costa Alves

Curso de: Sistema de Informação

Esta avaliação tem três objetivos fundamentais: a auto-avaliação, a negociação de posteriores atividades na sala de aula e a planificação individual do seu trabalho em autonomia. (Cada item devem ser discorridos em pelo menos 4 linhas).
1.    Você conseguiu realizar as tarefas designadas pela professora a partir dos conteúdos abordados na sala de aula?
R: Sim. Com ajuda dos colegas da turma, debatendo os temas, sugerindo, apoiando. Procurando fazer da melhor forma possível, incentivando todos os envolvidos a contribuir com um pouco a fim de concluir o trabalho de modo pleno e satisfatório.

2.    Os conteúdos e atividades desenvolvidos foram interessantes, motivadores e úteis?
R: Foram muito satisfatório mas, poderia ter sido melhor. Não tivemos melhor aproveitamento por diversos motivos, quantidade de aulas reduzidas e do tempo entre elas ter sido relativamente longo. Isso diminuiu a nossa interação, diminuindo o fator motivador e interesse.

3.    O que você aprendeu concretamente e o que é capaz de fazer como resultado dos temas abordados neste primeiro bimestre?
R: Estamos no inicio e com isso ainda temos muitas dificuldades, mas o aprendizado está sendo muito proveitoso, e juntamente com as dificuldades aumentam as expectativas e o desejo de conhecimento também. Aprendi que devemos lutar em prol dos nossos objetivos e perseverar na busca do conhecimento e crescimento da linguagem, através da leitura e da pesquisa e que a nossa língua é uma riqueza que deve ser explorada como tal. Tais assuntos levantados, como currículo, leitura, interpretação e relatório, são estímulos para buscar o conhecimento e tornar isso um padrão de vida. Como resultado, uma comunicação melhor, um entendimento mais correto, quesito importante em todos os ambientes: família, trabalho e faculdade.

4.    Se você encontrou alguma dificuldade para realizar as atividades solicitadas, relacione-as no espaço abaixo:
R: Houve dificuldade apenas no blog, pois nunca eu tinha trabalhado com essa ferramenta.

5.    Como resultado desta avaliação, podemos decidir alguns aspectos que nos interessa trabalhar de forma especial. Marque aqui a área em que está especialmente interessado:
Aspectos gramaticais           Vocabulário                 Técnicas de leitura
Expressão Oral                     Expressão Escrita        Outros?

Tenho um interesse especial em duas áreas: Pelos aspectos gramaticais e a segunda pela técnica de leitura.        

Relatório de Palestra III Seminário de Gestão de TI




ANO 2011


DADOS PESSOAIS

Nome: Samuel Pereira de Lucena, Werbert Oliveira, Francisco Rubeni

Curso/Semestre/Turma: Sistema de Informação – 1º semestre – 1SINA

Professor/Disciplina: Fábio – Fundamentos de Informática







MODALIDADE
Presencial

ATIVIDADE
III Seminário de Gestão de TI

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Evento promovido pela FACULDADE ESTÁCIO ATUAL. (Ciclo de Palestras, Workshops) 




INSTITUIÇÃO OU LOCAL DA ATIVIDADE

Universidade Estadual de Roraima



DATA
18 e 19 de março de 2011

CARGA HORÁRIA
8h de duração 

EMPRESAS PARTICIPANTES
PRODAM, TOTVS, ICON e SERPRO



III Seminário de Gestão de TI

A primeira palestra foi com o representante da PRODAM (Companhia de processamento de dados do Amazonas). Nessa palestra foram destacados os seguintes pontos: Governança de TI, Qualidade de serviços, gerenciamento de TI na prática, COBIT, ITIL, CMM, ISO 27000, PMBOK E PRINCE2.
O palestrante foi objetivo e mostrou como é importante agregar valor de TI à empresa, visando atingir os objetivos e metas e focando no alinhamento estratégico da empresa. Na governança de TI ele destacou o alinhamento estratégico, mensuração de desempenho, gestão de recursos, gestão de riscos e ciclo de melhoria. Para atingir esses objetivos mostrou a noção das ferramentas empresariais: COBIT – focado geralmente para gerenciamento de TI; ITIL – entrega de serviço; CMM – ferramenta de soluções em TI; ISO 27000 – segurança da informação e PMBOK e PRINCE2 – gerenciamento de projetos;
A segunda Palestra foi com o representante da TOTVS (Indústria de Software – 7ª maior do mundo). Nessa palestra foi destacado dois pontos: Missão, Visão e Valores da empresa e o cenário atual da gestão empresarial com a utilização da tecnologia da informação.
Mostrou como a empresa se desenvolveu continuamente adotando o sistema de franquia e buscando a certificação. Destacou que as grandes redes sociais como Facebook, por exemplo, são grandes potenciais em se tornar mercado on-line. Quanto a produção e comércio de software, os sistemas integrados (ERPs) estão com a maior fatia do mercado. E também, cresce a necessidade de profissionais qualificados para TI em todas as funções, e cada dia esses profissionais estão mais escassos.
No dia seguinte, à tarde tivemos o workshop, com o Sr. Heleno, representante da Prodam, interagimos com o palestrante, fizemos um fluxo que representou o cenário de atedimento de chamados de TI, e nesse mesmo fluxo, discutimos como poderíamos verificar se ele está atendendo corretamente às necessidades da empresa e do cliente e como fazer para melhorá-lo através dos indicadores de desempenho. Destacou quatro palavras chaves para saber se o fluxo atende ou não as necessidades da empresa: Prioridade, reincidência, categoria e feedback
Á noite assistimos mais duas palestras:
A primeira palestra foi com o Diretor da ICON que destacou a mudança nos modelos de negócio, importância da TI, governança corporativa e tendências da TI. Mostrou como os equipamentos eletrônicos evoluíram muito e como estão evoluindo rapidamente. Exemplificou a importância da TI através da bolsa de valores, vendas a cartão de crédito e produção industrial, mostrando o quanto de prejuízo estas áreas teriam com uma hora de indisponibilidade de TI.
Esclareceu que a TI representa mudança no modelo de negócio, conecta pessoas, produtos e serviços. Citou que 20% das falhas de TI são hardware e 80% são pessoas. Apresentou a estatística de crescimento da TI para 2011 no Brasil de 13% enquanto que nos outros países a média é 7%. Como justificativa citou o PAC, a copa do mundo de 2014, aumento de demandas de pequenas e médias empresas e ampliação das escolas públicas com laboratório de informática.
Mostrou que o papel da governança de TI é proporcionar tranqüilidade aos acionistas e demais, estratégia de amadurecimento de TI, profissionalização dos membros operacionais e táticos e controle, transparência, melhores práticas e evolução dos processos. Para nortear este caminho é necessário utilização da ferramenta de gestão correta
A segunda palestra foi com o representante da SERPRO cujo foco foi demonstrar o que é certificação digital, como funciona, onde pode ser utilizado, a sua importância e o seu valor jurídico. O objetivo é substituir os documentos impressos pelos documentos eletrônicos mantendo a sua autenticidade através do certificado digital.
O seminário teve papel importante para complementar o conhecimento de algumas das grandes empresas que estão próximas à Boa Vista, nos atualizando sobre informações das mesmas, do foco geral destas em relação ao mercado e abrem portas para novas oportunidades de ganhar experiência e de participar das mesmas seja para complementar o curso, seja para se tornar parte delas.  

Auto-Avaliação


Componente Curricular:

Professora: Eliane Dias

Data: 05/04/2011

Aluno(a): Samuel Pereira de Lucena

Curso de: Sistema de Informação

Esta avaliação tem três objetivos fundamentais: a auto-avaliação, a negociação de posteriores atividades na sala de aula e a planificação individual do seu trabalho em autonomia. (Cada item devem ser discorridos em pelo menos 4 linhas).
1.    Você conseguiu realizar as tarefas designadas pela professora a partir dos conteúdos abordados na sala de aula?
R: Sim. Com participação em conjunto com outros colegas, debatendo os temas, sugerindo, apoiando. Procurando fazer da melhor forma possível, incentivando todos os envolvidos a contribuir com um pouco a fim de concluir o trabalho de modo pleno e satisfatório.

2.    Os conteúdos e atividades desenvolvidos foram interessantes, motivadores e úteis?
R: Foi satisfatório mas poderia ter sido melhor. Acredito que não ter melhor aproveitamento porque diversos fatores não permitiram, devido ao número reduzido de aulas e do tempo entre elas ter sido relativamente longo. Isso diminuiu a nossa interação, diminuindo o fator motivador e interesse.

3.    O que você aprendeu concretamente e o que é capaz de fazer como resultado dos temas abordados neste primeiro bimestre?
R: Como estamos apenas no primeiro semestre, o aprendizado está apenas iniciando, e juntamente com ela as expectativas aumentam e o desejo de conhecimento também. Aprendi que devemos perseverar na busca do conhecimento e crescimento da linguagem, através da leitura e da pesquisa e que a nossa língua é uma riqueza que deve ser explorada como tal. Tais assuntos levantados, como currículo, leitura, interpretação e relatório, são estímulos para buscar o conhecimento e tornar isso um padrão de vida. Como resultado, há a melhoria da comunicação e um entendimento mais correto, quesito importante em todos os ambientes: casa, trabalho ou faculdade.

4.    Se você encontrou alguma dificuldade para realizar as atividades solicitadas, relacione-as no espaço abaixo:
R: Houve dificuldade apenas no blog.

5.    Como resultado desta avaliação, podemos decidir alguns aspectos que nos interessa trabalhar de forma especial. Marque aqui a área em que está especialmente interessado:
Aspectos gramaticais           Vocabulário                 Técnicas de leitura
Expressão Oral                     Expressão Escrita        Outros?

Tenho um interesse especial em duas áreas: A maior pela expressão oral e a segunda pela técnica de leitura. A primeira é responsável em estabelecer a comunicação e disseminar o conhecimento; a segunda é responsável em absorver o conhecimento com maior ou menor intensidade, com maior ou menor rapidez.