| ANO 2011 | | ||
| DADOS PESSOAIS | |||
| Nome: Samuel Pereira de Lucena, Werbert Oliveira, Francisco Rubeni | |||
| Curso/Semestre/Turma: Sistema de Informação – 1º semestre – 1SINA | |||
| Professor/Disciplina: Fábio – Fundamentos de Informática | |||
| E-mail: samukawell@yahoo.com.br | |||
| MODALIDADE | Presencial | |
| ATIVIDADE | III Seminário de Gestão de TI | |
| DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE | Evento promovido pela FACULDADE ESTÁCIO ATUAL. (Ciclo de Palestras, Workshops) | |
| INSTITUIÇÃO OU LOCAL DA ATIVIDADE | Universidade Estadual de Roraima | |
| DATA | 18 e 19 de março de 2011 | |
| CARGA HORÁRIA | 8h de duração | |
| EMPRESAS PARTICIPANTES | PRODAM, TOTVS, ICON e SERPRO |
III Seminário de Gestão de TI
A primeira palestra foi com o representante da PRODAM (Companhia de processamento de dados do Amazonas). Nessa palestra foram destacados os seguintes pontos: Governança de TI, Qualidade de serviços, gerenciamento de TI na prática, COBIT, ITIL, CMM, ISO 27000, PMBOK E PRINCE2.
O palestrante foi objetivo e mostrou como é importante agregar valor de TI à empresa, visando atingir os objetivos e metas e focando no alinhamento estratégico da empresa. Na governança de TI ele destacou o alinhamento estratégico, mensuração de desempenho, gestão de recursos, gestão de riscos e ciclo de melhoria. Para atingir esses objetivos mostrou a noção das ferramentas empresariais: COBIT – focado geralmente para gerenciamento de TI; ITIL – entrega de serviço; CMM – ferramenta de soluções em TI; ISO 27000 – segurança da informação e PMBOK e PRINCE2 – gerenciamento de projetos;
A segunda Palestra foi com o representante da TOTVS (Indústria de Software – 7ª maior do mundo). Nessa palestra foi destacado dois pontos: Missão, Visão e Valores da empresa e o cenário atual da gestão empresarial com a utilização da tecnologia da informação.
Mostrou como a empresa se desenvolveu continuamente adotando o sistema de franquia e buscando a certificação. Destacou que as grandes redes sociais como Facebook, por exemplo, são grandes potenciais em se tornar mercado on-line. Quanto a produção e comércio de software, os sistemas integrados (ERPs) estão com a maior fatia do mercado. E também, cresce a necessidade de profissionais qualificados para TI em todas as funções, e cada dia esses profissionais estão mais escassos.
No dia seguinte, à tarde tivemos o workshop, com o Sr. Heleno, representante da Prodam, interagimos com o palestrante, fizemos um fluxo que representou o cenário de atedimento de chamados de TI, e nesse mesmo fluxo, discutimos como poderíamos verificar se ele está atendendo corretamente às necessidades da empresa e do cliente e como fazer para melhorá-lo através dos indicadores de desempenho. Destacou quatro palavras chaves para saber se o fluxo atende ou não as necessidades da empresa: Prioridade, reincidência, categoria e feedback
Á noite assistimos mais duas palestras:
A primeira palestra foi com o Diretor da ICON que destacou a mudança nos modelos de negócio, importância da TI, governança corporativa e tendências da TI. Mostrou como os equipamentos eletrônicos evoluíram muito e como estão evoluindo rapidamente. Exemplificou a importância da TI através da bolsa de valores, vendas a cartão de crédito e produção industrial, mostrando o quanto de prejuízo estas áreas teriam com uma hora de indisponibilidade de TI.
Esclareceu que a TI representa mudança no modelo de negócio, conecta pessoas, produtos e serviços. Citou que 20% das falhas de TI são hardware e 80% são pessoas. Apresentou a estatística de crescimento da TI para 2011 no Brasil de 13% enquanto que nos outros países a média é 7%. Como justificativa citou o PAC, a copa do mundo de 2014, aumento de demandas de pequenas e médias empresas e ampliação das escolas públicas com laboratório de informática.
Mostrou que o papel da governança de TI é proporcionar tranqüilidade aos acionistas e demais, estratégia de amadurecimento de TI, profissionalização dos membros operacionais e táticos e controle, transparência, melhores práticas e evolução dos processos. Para nortear este caminho é necessário utilização da ferramenta de gestão correta
A segunda palestra foi com o representante da SERPRO cujo foco foi demonstrar o que é certificação digital, como funciona, onde pode ser utilizado, a sua importância e o seu valor jurídico. O objetivo é substituir os documentos impressos pelos documentos eletrônicos mantendo a sua autenticidade através do certificado digital.
O seminário teve papel importante para complementar o conhecimento de algumas das grandes empresas que estão próximas à Boa Vista, nos atualizando sobre informações das mesmas, do foco geral destas em relação ao mercado e abrem portas para novas oportunidades de ganhar experiência e de participar das mesmas seja para complementar o curso, seja para se tornar parte delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário