terça-feira, 5 de abril de 2011

Relatório de Palestra III Seminário de Gestão de TI




ANO 2011


DADOS PESSOAIS

Nome: Samuel Pereira de Lucena, Werbert Oliveira, Francisco Rubeni

Curso/Semestre/Turma: Sistema de Informação – 1º semestre – 1SINA

Professor/Disciplina: Fábio – Fundamentos de Informática







MODALIDADE
Presencial

ATIVIDADE
III Seminário de Gestão de TI

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Evento promovido pela FACULDADE ESTÁCIO ATUAL. (Ciclo de Palestras, Workshops) 




INSTITUIÇÃO OU LOCAL DA ATIVIDADE

Universidade Estadual de Roraima



DATA
18 e 19 de março de 2011

CARGA HORÁRIA
8h de duração 

EMPRESAS PARTICIPANTES
PRODAM, TOTVS, ICON e SERPRO



III Seminário de Gestão de TI

A primeira palestra foi com o representante da PRODAM (Companhia de processamento de dados do Amazonas). Nessa palestra foram destacados os seguintes pontos: Governança de TI, Qualidade de serviços, gerenciamento de TI na prática, COBIT, ITIL, CMM, ISO 27000, PMBOK E PRINCE2.
O palestrante foi objetivo e mostrou como é importante agregar valor de TI à empresa, visando atingir os objetivos e metas e focando no alinhamento estratégico da empresa. Na governança de TI ele destacou o alinhamento estratégico, mensuração de desempenho, gestão de recursos, gestão de riscos e ciclo de melhoria. Para atingir esses objetivos mostrou a noção das ferramentas empresariais: COBIT – focado geralmente para gerenciamento de TI; ITIL – entrega de serviço; CMM – ferramenta de soluções em TI; ISO 27000 – segurança da informação e PMBOK e PRINCE2 – gerenciamento de projetos;
A segunda Palestra foi com o representante da TOTVS (Indústria de Software – 7ª maior do mundo). Nessa palestra foi destacado dois pontos: Missão, Visão e Valores da empresa e o cenário atual da gestão empresarial com a utilização da tecnologia da informação.
Mostrou como a empresa se desenvolveu continuamente adotando o sistema de franquia e buscando a certificação. Destacou que as grandes redes sociais como Facebook, por exemplo, são grandes potenciais em se tornar mercado on-line. Quanto a produção e comércio de software, os sistemas integrados (ERPs) estão com a maior fatia do mercado. E também, cresce a necessidade de profissionais qualificados para TI em todas as funções, e cada dia esses profissionais estão mais escassos.
No dia seguinte, à tarde tivemos o workshop, com o Sr. Heleno, representante da Prodam, interagimos com o palestrante, fizemos um fluxo que representou o cenário de atedimento de chamados de TI, e nesse mesmo fluxo, discutimos como poderíamos verificar se ele está atendendo corretamente às necessidades da empresa e do cliente e como fazer para melhorá-lo através dos indicadores de desempenho. Destacou quatro palavras chaves para saber se o fluxo atende ou não as necessidades da empresa: Prioridade, reincidência, categoria e feedback
Á noite assistimos mais duas palestras:
A primeira palestra foi com o Diretor da ICON que destacou a mudança nos modelos de negócio, importância da TI, governança corporativa e tendências da TI. Mostrou como os equipamentos eletrônicos evoluíram muito e como estão evoluindo rapidamente. Exemplificou a importância da TI através da bolsa de valores, vendas a cartão de crédito e produção industrial, mostrando o quanto de prejuízo estas áreas teriam com uma hora de indisponibilidade de TI.
Esclareceu que a TI representa mudança no modelo de negócio, conecta pessoas, produtos e serviços. Citou que 20% das falhas de TI são hardware e 80% são pessoas. Apresentou a estatística de crescimento da TI para 2011 no Brasil de 13% enquanto que nos outros países a média é 7%. Como justificativa citou o PAC, a copa do mundo de 2014, aumento de demandas de pequenas e médias empresas e ampliação das escolas públicas com laboratório de informática.
Mostrou que o papel da governança de TI é proporcionar tranqüilidade aos acionistas e demais, estratégia de amadurecimento de TI, profissionalização dos membros operacionais e táticos e controle, transparência, melhores práticas e evolução dos processos. Para nortear este caminho é necessário utilização da ferramenta de gestão correta
A segunda palestra foi com o representante da SERPRO cujo foco foi demonstrar o que é certificação digital, como funciona, onde pode ser utilizado, a sua importância e o seu valor jurídico. O objetivo é substituir os documentos impressos pelos documentos eletrônicos mantendo a sua autenticidade através do certificado digital.
O seminário teve papel importante para complementar o conhecimento de algumas das grandes empresas que estão próximas à Boa Vista, nos atualizando sobre informações das mesmas, do foco geral destas em relação ao mercado e abrem portas para novas oportunidades de ganhar experiência e de participar das mesmas seja para complementar o curso, seja para se tornar parte delas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário